O que acham deste projeto de lei que, alegadamente, estabelece medidas de proteção de crianças em ambientes digitais?
O debate de ideias é importante. Contribuições enriquecem-no.
O que acham deste projeto de lei que, alegadamente, estabelece medidas de proteção de crianças em ambientes digitais?
O debate de ideias é importante. Contribuições enriquecem-no.
Depois de ler o Projeto-Lei e de ler a discussão aqui nos comentários, cheguei às seguintes conclusões:
Veremos o que acontece.
EDIÇÃO: reescrevi algumas partes para ficar mais claro
Quanto à plataforma de verificação acho que tiveram todo o cuidade de assegurar o lugar do privado fazer esse trabalho, não vá o estado papão ficar com essa mina para si. Daí as “plataformas compatíveis”, ou lá como lhes chamam…
Depois não é preciso haver fuga nenhuma de informação - essas informações serão vendidas a bom preço a empresas de perseguição (não encontro termo mais adequado) por debaixo dos panos.
Quanto a apagar a conta ao fim de 3 anos… não tinha pensado nisso, mas tenho a certeza que as empresas não deixariam de propor aos incautos putos: “A tua conta expira no próximo mês. Exporte aqui os teus contactos e seguidores (e esete número de perfil escondido) para importar depois para a tua conta nova.”. Tudo perfeitamente cifrado para “garantir a privacidade do uitilizador”, claro!
O que possam chatear as GAFAMs, não te preocupes que elas também não. vão ficar muto agradecidas por não terem de se preocupar com a concorrência (que não vai existir).
Quanto à abrangência estou de acordo. É o lápis azul universal.
Bolas! Não me sinto nada menos cínico. :-(
Por favor não fique tão desmotivado, que felizmente ainda há muitos que lutam contra estas violações enormes de privacidade. Não é à toa que ainda não conseguiram aprovar o Chat Control na União Europeia…
Quanto à abrangência, não era a isso que me referia, mas não deixa de ter razão que isto afetaria muitas plataformas (não sei a que ponto este PL afetaria sites bastante úteis para crianças, tal como a Wikipédia, que tecnicamente tem aspetos de “rede social” por ter páginas de discussão e perfis, mas nem pensei ainda muito sobre isso). Eu referia-me era ao objetivo apresentado da PL. Parece que eles querem dizer “queremos que os miúdos parem de ficar viciados no TikTok, mas também queremos mais ferramentas de proteção contra indivíduos mal intencionados, mas também queremos que eles não vão para sites para maiores, mas também queremos tirar completamente os miúdos mais novos das redes sociais, mas também queremos limitar o processamento de dados a menores de 16”. É demasiado para uma única proposta. Ter tantos objetivos ao mesmo tempo vai dificultar a negociação com outros partidos para a aprovação da PL, porque há demasiados pontos em que os partidos podem discordar.
Tens razão. Eu sou mesmo stressado! :-)
Também concordo que é abrangente demais nesse aspeto. Isso pode revelar-se benéfico a favor da sua não aprovação em plenário.